domingo, 12 de agosto de 2007

Sir Isaac Newton, um dos grandes matemáticos da História


Sem dúvida nenhuma, Sir Isaac newton foi um dos maiores matemáticos de todos os tempos.
Antes de Newton bastava apenas a demonstração do experimento. Porém, Isaac Newton passou a demonstrar e ou explicar matematicamente todos os seus experimento científico, daí a sua importância para o desenvolvimento da matemática em diversos campos de pesquisa.
Depois de Newton todos os experimentos passaram a ter uma formulação matemática.


Aqui vai uma breve história desse grande matemático e cientista.

Sir Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643 — Londres, 31 de Março de 1727) foi um cientista inglês mais conhecido como físico e matemático. Newton, junto com Leibniz, participou da criação do Cálculo Diferencial e Integral e descobriu várias leis da mecânica como a actualmente conhecida por Lei Fundamental da Dinâmica e a Teoria da Gravitação Universal. Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

Newton estudou no Trinity College de Cambridge, tendo-se graduado em 1665. Um dos principais precursores do Iluminismo, seu trabalho científico sofreu forte influência de seu professor e orientador Barrow (desde 1663), e de Schooten, Viète, John Wallis, Descartes, dos trabalhos de Fermat sobre retas tangentes a curvas; Cavallieri, das concepções de Galileu e Johannes Kepler.

Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido como Binômio de Newton. Fez suas primeiras hipóteses sobre gravitação universal e escreveu sobre séries infinitas e o que chamou de teoria das fluxões (1665), o embrião do Cálculo Diferencial e Integral. Por causa da peste, o Trinity College foi fechado em 1666 e o cientista foi para casa de sua mãe em Woolsthorpe. Foi neste ano de retiro que construiu quatro de suas principais descobertas: o Teorema Binomial, o cálculo, a Lei da Gravitação Universal e a natureza das cores. Construiu o primeiro telescópio de reflexão em 1668, e foi quem primeiro observou o espectro visível que se pode obter pela decomposição da luz solar ao incidir sobre uma das faces de um prisma triangular transparente (ou outro meio de refração ou de difração), atravessando-o e projetando-se sobre um meio ou um anteparo branco, fenômeno este conhecido como Dispersão Luminosa. Optou, então, pela teoria corpuscular de propagação da luz, enunciando-a em (1675) e contrariando a teoria ondulatória de Huygens.

Publicou também conclusões sobre escoamento em canais, velocidade de ondas superficiais e deslocamento do som no ar. Também escreveu sobre química, alquimia, cronologia e teologia.

6 comentários:

Anônimo disse...

copiado e colado que inteligência!
porque n faz o seu proprio?

Anônimo disse...

que porra seu filho da puta fica copiando faz o teu seu corno

Flávio disse...

ainda mais newton com letra menusculas e outra maiusculas kk isso é piada colagem se ler..

Flávio disse...

ainda mais newton com letra menusculas e outra maiusculas kk isso é piada colagem se ler..

Fellipe Pinto disse...

valeu catedrática em Português. Escrever "menusculas" foi foda.... Analfabeto criticando... vai estudar

Unknown disse...

Isaac Newton dizia "construimos muros demais e pontes de menos".